Saúde na Escola - 2014


Equipe Rodolfo Galvão Escola Municipal Oswaldo Cruz.










Dia 22/05/2014 - Escola Municipal Pace - Palestra de Alimentação Saudável.
Equipe Pires de Carvalho. 



PETICULOSE - DOM JOÃO VI

EQUIPE DARKE DE MATTOS









PETICULOSE - ESCOLA MUNICIPAL PACE - PIRES DE CARVALHO





ENFERMEIRA ADRIANA, SUA LUZ VAI BRILHAR, MINHA FLOR. 








ENTREGA DE KIT ODONTOLÓGICO ESCOLA MUNICIPAL DOM JOÃO VI












Agentes de Saúde na Escola Dom João VI, fazendo a pesagem dos alunos junto com a Enfermeira Nedja.





A Agente de Saúde Tatiane



inicio 2014

******************************************* 

finalizamos 2013

SAÚDE NA ESCOLA

CAMPANHA DA VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMELITE

Realizamos hoje, dia 8 de junho, em nossa unidade, o dia D da campanha da vacinação contra a poliomelite. Agradecemos a presença de todos que participaram fazendo desta campanha um sucesso, levando proteção às nossas crianças do território. Em muitos momentos, a clínica ficou lotada e as crianças se divertiram na tenda de atividades lúdicas e com o teatrinho, o que nos deu a oportunidade de aproveitarmos a participação para atualizar a carteira vacinal das crianças. Para além destas atividades realizadas na unidade, profissionais da clínica vacinaram nas escolas Municipal Oswaldo Cruz e Municipal Pace. Por fim, todos se divertiram muito e ainda cumprimos o nosso dever!












































PESAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO OROSIMBO NONATO
Data: 09,10 e 11/04/2013







Foi realizado nesta semana a atividade de avaliação antropométrica dos alunos (peso, altura, IMC). Os adolescentes receberam orientação dos profissionais da clínica sobre a caderneta de saúde do adolescente para meninos e meninas. 



Este documento foi distribuído para todos os alunos que receberam a orientação de saúde. 









Reunião – Escolas da área – 25/03/13

Foi realizada no auditório da unidade a reunião com os diretores das Escolas da área. Nesta, foi planejado o cronograma das atividades de 2013. Foi apresentado pela gerente as principais estratégias do PSE. Participaram da reunião os ACS que representam as seis equipes da clínica, enfermeira Lethicia (Equipe Rodolfo Galvão). Agradecemos a parceria das Escolas para juntos oferecermos prevenção aos nossos escolares, familiares e educadores.



OBESIDADE INFANTIL



Dia Mundial da Saúde faz um alerta sobre o sobrepeso na infância

 Fonte: Saúde.gov
De acordo com dados de 2011 do Ministério da Saúde, uma a cada três crianças estão acima do peso ideal. A Clínica da Família Barbara Starfield apoia e participa do Programa Saúde na Escola do Ministério da  Saúde. Pelo segundo ano realiza avaliação antropométrica ( peso, altura e IMC ) das crianças das Escolas do seu território de abrangência. Nesta semana está avaliando as crianças das Escolas Municipais Oswaldo Cruz e Orosimbo  Nonato. Além das avaliações os profissionais da unidade realizam frequentemente atividades de orientação sobre alimentação saudável e incentivo a prática da atividade física. Acreditamos que a prevenção deve ser iniciada na infância para prevenirmos os problemas crônicos na vida adulta como hipertensão, diabetes e  obesidade.

REUNIÃO ESCOLAS - 25/03/13

A  Clínica da Família Barbara Starfield  convida para a reunião  a ser realizada no dia vinte e cinco de março às 14h no auditório da clínica, todos  os diretores de escolas e profissionais  envolvidos. Cientes  da importância do planejamento das ações entre Escola e Clínica para organizarmos as ações de atenção integral à saúde dos estudantes na rede básica de ensino.
Contamos com a sua  presença!! Sua opinião é muito  importante, para trocarmos experiências com objetivo de construirmos saúde, cidadania e educação aos nossos escolares e familiares.









PROGRAMA DE SAÚDE ESCOLAR (PSE) - Escola Ordem e Progresso

Nesta semana os profissionais da clínica estão realizando atividades nas escolas do nosso território. Foi realizada na Escola Ordem e Progresso a continuidade das ações de prevenção dos educandos da nossa área. Os profissionais realizaram pesagem, IMC, avaliação nutricional, avaliação oftalmológica e conferência da regularidade da situação vacinal das cadernetas. Os alunos e profissionais participaram de palestras sobre alimentação saudável, prevenção de álcool e drogas, oficinas sobre tabagismo e encerrando as atividades com a presença da educadora física Eliane e nutricionista Flavio com uma aula de macro ginástica. Sabemos da importância da educação e informação para os nossos escolares para prevenirmos doenças crônicas na vida adulta e melhorarmos a qualidade de vida dos alunos, profissionais e familiares.


















SEMANA SAÚDE NA ESCOLA - 11/03 a 15/03


A Clínica Barbara Starfield participou da semana de prevenção de Saúde Escolar . Realizou atividades nas Escolas Ordem e Progresso e Pace .Valorizamos a parceria  Escola e Clínica para garantirmos através da informação , prevenção e monitoramento das ações realizadas,  melhora na qualidade de vida dos escolares , profissionais e familiares.
SAÚDE E EDUCAÇÃO JUNTAS NO MESMO RITMO !!!






ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS



 Falta de vitaminas prejudica aprendizado das crianças
Fonte : Saúde .gov
 O aprendizado está diretamente ligado a uma boa alimentação. A fome ou a ingestão de alimentos pobres em energia, vitaminas e minerais ou até mesmo o jejum atrapalham e muito o raciocínio, segundo especialistas. Por isso, nesse período de volta às aulas, o Ministério da Saúde chama atenção para a importância de os pais estarem mais atentos à alimentação dos pequenos. Segundo a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, a alimentação saudável é fundamental para o grau de concentração da criança, o que vai impactar na capacidade de assimilar o conhecimento e de participar das atividades em sala de aula. Por isso, Patrícia Jaime reforça que a criança não deve ir para escola sem ter se alimentado corretamente. Segundo a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição, o ideal é que a criança tenha cinco refeições ao dia e que não fique sem se alimentar por um intervalo maior do que quatro horas:
 coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - Patrícia Jaime
"Que ela se alimente antes de ir para escola, no café da manhã, que no meio da manhã ela consuma algum alimento, mas que esse lanche no meio da manhã ele não precisa ser um lanche completo que tenha todos os grupos de alimento. Uma porção de fruta, um iogurte já é suficiente para trazer um aporte calórico para essa criança para que ela venha a receber uma alimentação mais completa com frutas, verduras, legumes, cereais, carnes na refeição principal que é o almoço."
 O jornalista Marcelo Ferraz sabe bem disso, por isso, sempre acorda o filho, de nove anos, mais cedo para dar tempo de tomar um bom café da manhã antes de ir para escola:
Jornalista – Marcelo Ferraz
"A preocupação com a alimentação dele é muito grande. A gente tenta acordar ele um pouco mais cedo, ele estuda de manhã, e a gente tenta dar um café da manhã reforçado pra ele porque a gente sabe que, chegando em sala de aula, a exigência é cada vez maior, as matérias são puxadas, educação física, uma série de atividades que a criança precisa estar preparada para isso. É claro que a maioria das crianças tem uma certa resistência no início em se alimentar corretamente, mas cabe aos pais insistirem e tentar estimular o gosto da criança pela alimentação e aos pouquinhos a gente chega lá."
Para combater a anemia nutricional infantil, o Ministério da Saúde, por meio do programa Brasil Carinhoso, ampliou seu programa de distribuição de vitamina A e de sulfato ferroso. Para se ter uma ideia, numa ação de reforço feita no fim do ano passado, mais de setecentas mil crianças receberam a suplementação de vitamina A durante a campanha de vacinação. A falta de vitamina A é a principal causa de cegueira evitável no mundo, além de estar associada a 23% das mortes por diarreia em crianças.
 A Clínica da Família Barbara Starfield destaca a importância da alimentação saudável em todas as fases da vida principalmente na nutrição dos  pequenos.  Realizando trabalhos de avaliação nutricional com os pequenos, medidas antropométricas regulares nas escolas, com intuito de prevenir os distúrbios nutricionais de nossas crianças.



VOLTA ÀS AULAS: recomendações

Cuidados com a hidratação na escola são fundamentais no período do verão

Fonte : Saúde . gov
 A maioria das escolas do Brasil recomeça às aulas no verão. Por isso, os pais e os professores devem ficar atentos com o calor e as altas temperaturas, já que algumas atividades e brincadeiras podem deixar algumas crianças desidratadas. De acordo com a coordenadora substituta da área da saúde da criança do Ministério da Saúde, Tatiana Coimbra, os cuidados devem começar antes mesmo dos pequenos saírem de casa.
" No café da manhã é importantíssimo que se coloque alimentos que tenham fibras, com frutas, que são ricas em água. E tanto no lanche da manhã como no lanche da tarde , as crianças devem receber lanches bem leves. E o principal: as crianças já devem levar de casa a sua garrafinha de água e beberem água a manhã inteira.
"Os hábitos de casa a gente procura para que na escola tenha segmento. Então durante o dia ele está sempre ingerindo uma boa quantidade de água, de suco, e de frutas. Ela gosta muito de maça que é uma fruta rica em água. Ele ingerindo esses alimentos a gente fica tranquilo porque ele está ingerindo liquido suficiente para mante-lo hidratado. "
O Ministério da Saúde recomenda também que, além de beber muita água e fazer refeições ricas em frutas e verduras, as crianças devem usar roupas leves e claras durante o verão. Assim, não há transpiração excessiva e o risco de desidratação diminui bastante.



A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO PARA NOSSAS CRIANÇAS



Fonte : Saúde .gov

As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que tem o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro. 
A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveniveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras.

A Clínica da Família Barbara Starfield ressalta para os pais  a importância de manterem as cadernetas vacinais em dia , conscientizando os pais no momento das consultas de puericultura e realizando  busca ativa regulares no território para atualização das cadernetas vacinais.
As crianças poderão vir na unidade em qualquer  horário ( 08h as 20h) para vacinação, inclusive aos sábados ( 08 às 12h)  para receberem todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização.

Pais, todos os dias é dia de Prevenir na CF Barbara Starfield - Esperamos por vocês !!! Não esqueça a caderneta de vacinação!!



CONHEÇA NOSSAS ESCOLAS









A escola constitui-se em espaço característico para a elaboração e desenvolvimento de atividades pedagógicas, que viabilizem a construções de saberes críticos reflexivos  e práticas éticas significativas de cidadania.
A qualidade de ida dos escolares e suas famílias adquire maior sustentabilidade com a parceria Educação- Saúde, pois esta integração promove estratégias de conhecimento, informação e prevenção, bem como de cuidados próprios relativos a saúde e as condições de vida dos cidadãos. 
O objetivo geral é contribuir para a formação integral dos escolares, através do fortalecimento das ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, a fim de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens, por meio de programas e projetos que articulem saúde e educação.
Nas estratégias de promoção da saúde podemos destacar os seguintes temas;

* Ações de Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável;
* Promoção de Práticas Corporais e Atividades Físicas nas Escolas;
* Educação para a saúde Sexual, Reprodutiva e prevenção das DSTs/AIDS;
* Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;
* Promoção da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

*Fonte - PSE - Programa Saúde na Escola - Ministério da Saúde.



















0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.