Ensino-Serviço-Comunidade


Visita de Equipes de outro País: "Italianos"  Médicos, Engenheiros.  










QUADRO DE ACADÊMICOS E RESIDENTES NA CF BARBARA STARFIELD

Com fins de melhoria no atendimento e no serviço oferecido à população, a CF Barbara Starfield possui em seu quadro hoje, dois residentes e cinco acadêmicos. As duas residentes pertencem ao curso de enfermagem, enquanto três acadêmicos cursam medicina e as outras duas, o curso de farmácia. Acreditamos que a abertura deste espaço cria um diálogo com a universidade, trazendo benefícios para ambos os campos, como o desenvolvimento de pesquisas, artigos e teses cujo objeto analisado é o trabalho desenvolvido na unidade, assim, contribuindo com sugestões de aprimoramento do mesmo.




CAPACITAÇÃO DE ACS

No dia 20 de junho foi realizada na unidade capacitação de ACS, pelas residentes de enfermagem Luana e Bianca. Dando continuidade ao último encontro, o tema abordado foi saúde da mulher: ciclo menstrual , planejamento familiar, abordagem sindrômica (preventivos) e busca ativa de exames alterados. Foi encerrada com uma roda de discussão de casos de pacientes e esclarecimento de dúvidas dos participantes.   






CAPACITAÇÃO ACS - TUBERCULOSE

Recebemos no dia 12 de junho de 2013 visita dos acadêmicos da Universidade Gama Filho a fim de conhecer a unidade. Nesta visita apresentamos o fluxo de atendimento da clínica, o diagnóstico do território, fragilidades e potencialidades, prontuário eletrônico. Temos por objetivo apresentar aos acadêmicos, um novo modelo de assistência a saúde obedecendo um modo de organização estabelecido pelo SUS, no qual a atenção primária organiza um fluxo de acesso as redes de atendimento. Com isto, pretendemos auxiliar os centros de estudos e de ensino na aproximação dos estudantes deste modelo modernizante, que vai de encontro ao modelo hospitalocêntrico. Contribuindo assim, para uma evolução, no que diz respeito a assistência em saúde pública, entendendo como acesso à saúde a garantia de acesso aos direitos de cidadania, com a concepção ampliada de saúde, com atendimento humanizado, igualitário e equânime.




CAPACITAÇÃO ACS E DA EQUIPE TÉCNICA

Conforme rotina da unidade, todas as quintas-feiras de 13h às 14h é desenvolvido, em conjunto com os acadêmicos e residentes, capacitação para os ACSs e equipe técnica. O tema desenvolvido neste dia foi voltado para saúde da mulher, que inclui a importância da realização do colpocitológico na prevenção do câncer de colo de útero, a qualificação do ACS no processo de busca ativa das mulheres do nosso território e a abordagem e conhecimento das principais DSTs. Foi finalizado com aula para equipe técnica e residentes ministrada pelo RT médico Raphael sobre coagulopatias.
Ressaltamos a importância de fornecer espaço para educação permanente e atualização, a fim de qualificar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais. Valorizamos também a integração das várias áreas profissionais, no intuito de socialização do conhecimento, bem como, com os acadêmicos que estão em contato próximo com as instituições de ensino, que produzem e disseminam o conhecimento.







VISITA - RESIDENTES DE MEDICINA DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ


Aos 24 dias do mês de maio de 2013 recebemos visita dos residentes de medicina da faculdade Estácio de Sá a fim de subsidiar pesquisa dos mesmos. Consideramos muito importante o incentivo a pesquisa no sentido de qualificar a formação profissional e incentivar a construção de saberes aplicáveis futuramente ao nosso processo de trabalho, contribuindo para melhor oferta de atendimento e tratamento na área da saúde.




CAPACITAÇÃO

Conforme acordado em reunião de equipes e gerentes, os agentes da clínica farão capacitação semanalmente, ministradas por residentes e acadêmicos de medicina e enfermagem. Neste sentido, na última quinta-feira foi realizada a primeira capacitação com assuntos relativos a IUBAAM, como técnicas de amamentação e a importância do aleitamento exclusivo. 







Acadêmicos de Medicina da UGF  – Visitam a clínica da Família Barbara Starfield
Data: 30/10/2012

A  Clínica recebe os alunos  do terceiro período de medicina e o professor  Miguel para participarem da vivência da unidade. No auditório foi apresentado pela gerente Vilma o processo de trabalho da atenção básica;  a  territorialização; a equipe multidisciplinar (NASF); acolhimento da unidade e classificação de risco.  Logo após os acadêmicos realizaram um visita de ambientação, na  qual lhes foi apresentado  a estrutura física da unidade assim como a vivência dos profissionais no processo de trabalho. A unidade valoriza essa prática, pois sabe da importância desses alunos conhecerem a atenção primária, no início da graduação, através da atenção primária que organizamos todo o sistema único de saúde (SUS).

VISITA DOS ACADÊMICOS VER-SUS
DIA 17/07/2012

O projeto VER-SUS/Brasil pretende estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo/UFRGS, com o CONASS, com o CONASEMS, com a UNE, com os gestores municipais, e com outras entidades está propondo retomar em grande escala os estágios e vivências no SUS para que estudantes universitários dos diversos cursos com atuação na saúde vivenciarem a realidade do SUS e assim se qualificarem para atuação no sistema de saúde.
A clínica da família Barbara Starfield recebeu os estudantes na última terça-feira, neste dia os acadêmicos puderam conhecer o processo de trabalho da unidade, este apresentado pela gerente, assim como, a vivência da estratégia de saúde da família. Assistiram a apresentação das alunas da academia carioca e participaram de uma macro-ginástica junto com os profissionais da clínica, realizaram também a visita na academia carioca, praticando atividades nos aparelhos e conhecendo melhor a vivência dos usuários na unidade e na academia carioca.











VISITA DOS CONGRESSISTAS DO WORLD NUTRITION RIO 2012

Recebemos em nossa clínica a visita dos participantes do Congresso de Nutrição World Nutrition rio 2012 em parceria com a UERJ. Os participantes foram recepcionados com um delicioso café da manhã saudável. Foi realizada uma palestra com o nutricionista Flavio, onde foram abordados a filosofia de trabalho na estratégia da saúde da família, papel do NASF como  equipe de apoio nos atendimentos da Clínica. Logo após foi realizada uma roda de conversa com troca de experiências e vivências nos trabalhos dos diversos profissionais que estavam presentes, estes oriundos de outros países.
A gerente da Clínica falou sobre mapeamento da área, rotinas e fluxos de atendimentos, composição das equipes e suas principais atribuições  dentro do Programa de Saúde da Família . No final da visita a gerente realizou apresentação da clínica em todos os consultórios e os participantes  puderam realizar atividades físicas nos aparelhos da academia Carioca.
Tivemos a presença das  nutricionistas Claudia e Juliana (ENAD).













0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Augusto Monteiro, S/N - Del Castilho

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2228-6078 | 3217-1251

Tecnologia do Blogger.